![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7ROisWhmZTMxgBtSg5kfWvcvlMMwTaMbUg664sLGYDPp1LZIJbihj65XAII37LjXJObWh8N0ZRFXFQvHlCD_-fJfW-pbCj0M1fkoAPeN5J9lL5-4H1PjLMppxFvSDHfYnNkfzwQIO1-k/s400/zeeboexterior.jpg)
Para quem pensava que a TecToy só trabalhava no setor de rom hacking saiba que se enganou. Surgida das trevas a nossa tão querida TecToy lança hoje no mercado mais uma novidade no mundo dos consoles: o Zeebo.
Diferente de todas as outras "coisas" que a TecToy tem lançado no mercado ultimamente, o Zeebo é um console novo com um propósito novo: Acabar com a pirataria e trazer jogos a preços
acessíveis para todo mundo. O seu diferencial principal é que os jogos não serão carregados via cartuchos ou DVDs / CDs. Todo o conteúdo será baixado através de uma rede 3G / EDGE chamada ZeeboNet, que atualmente especula-se que será mantida pela Claro (graças a Deus).
Abaixo, as especificações preliminares que vazaram na internet:
- Chipset MSM7201A;
- Suporte a rede EDGE e 3G via GSM;
- Dois processadores: um ARM11 de 400Mhz (principal) e outro 274Mhz (secundário);
- Suporte a gráficos 3D e 2D;
- Consumo máximo de 15W;
- Reprodução de arquivos no formato MPEG4, H.264, MP3, AAC e WMA.
O console será conectado a TV através de cabos RCA comuns, e possui uma interface USB para
os controles e seus acessórios. O manual do console já foi liberado na internet e mostra diversas capacidades do console, além de um curioso slot SD para "futuras funcionalidades".
De acordo com o site oficial do Zeebo, o console virá com três jogos na memória: Action Hero 3D, Treino Cerebral e "um jogo de futebol", e assim que for ligado exibirá 3 downloads gratuitos: Quake, Need For Speed Carbon e Pray EVIL. Novos jogos poderão ser comprados através de cartão de crédito, cartão
pré-pago e boleto bancário, com previsão custarem de 10 a 20 reais. Ponto para a TecToy ao facilitar a nossa vida.
Inicialmente TODO MUNDO poderá pensar que é uma porcaria já que é feito no Brasil. Se você desconsiderar
a parte cultura, temos um console equipado com dois processadores de considerável potência e um chipset MSM7201A, chipset esse que equipa celulares como o HTC Diamond, que diga-se de passagem possui capacidade de rodar jogos em OpenGL como Quake 3 Arena tranquilamente. Além disso, reparei em uma
coisa que aparentemente todo mundo deixou passar: O Zeebo possui acelerômetro!
De acordo com a assessoria de imprensa, o console será liberado em "beta" para degustação em algumas cidades ainda esse ano e poderá chegar no mercado até Março do ano que vem. O problema: O preço inicial cotado para o console é de R$499,00 reais, EXTREMAMENTE caro se você considerar que é um console voltado as classes C e D, e que podemos comprar um Playstation 2 destravado com 900 jogos por esse preço. Se a TecToy for experta, arca com o prejuízo do console no lançamento vendendo ele por uns R$300,00 reais e ganha mercado liberando a SDK para QUALQUER UM poder desenvolver e rodar os jogos via SD Card. Quem quiser vender seus jogos no console, teria que passar por uma triagem e ganharia uma parte disso. Tem uma empresinha ae que está usando esse modelo, e dizem que ela está meio rica..
nfim, resta aguardar para ver e rezar para a TecToy não adotar um modelo retardado de negócio com as grandes empresas de jogos fazem. O console tem muito potencial para vendas e ganho de mercado, desde que eles criem uma equipe dedicada para manter-lo e não faça como SEGA fez com o Dreamcast.
e aqui temos um foto de como ''dizem'' que será o controle.