![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS007l5XvOo3AnuyskinZHdF1Izaa-0Me7qhbVzhRAZs25VOdEaC6k7FiiaoHLu9cMiyKAhyBbrD90oD5tGk6R6MzT_bQ4_37wBLE8uIsN5qpkQw1-OjPK4HRvS2HMcovKXY5JT2Ru5Vo/s320/5380AD6DE411E2BC302ECC184C7C3D.jpg)
Durante a Game Developers Conference 2010(GDC 2010), a Sony Computer Entertainment finalmente jogou luz onde só havia escuridão: seu "projeto de Wii Remote" ganhou enfim um nome: PlayStation Move, além de serem disponibilizados diversas imagens e vídeos demonstrativos.
Originalmente anunciado na conferência da empresa na E3 2009, o dispositivo consiste em uma ponta esférica acoplada a um controle preto: já houveram diversos rumores quanto ao seu nome, todos marcas registradas da própria Sony, que inteligentemente fez isso para manter o foco dos holofotes em seu novo produto.
O Move trabalhará em conjunto com a PlayStation Eye - a câmera do PlayStation 3 (que já está no mercado). Também contará com um segundo dispositivo a ser acoplado à base do sensor, chamado "Subcontroller". Para efeitos de comparação, pense nele como o Nunchuck no Wii Remote.
Quando usados em conjunto, o jogador poderá jogar partidas de jogos de RPG e de tiro de maneira mais comum, uma vez que o Move conta com os quatro botões do PS3 (Quadrado, Círculo, Triângulo, X) ao passo que o Subcontroller é quem contará com os direcionais digitais e um analógico. Também estarão presentes no Subcontroller, na parte inferior, dois gatilhos representando L1 e L2. Presume-se que o analógico, também no Subcontroller, seja o L3. Não haverá R1 e R2: ao invés disso, a Sony instalou no controle esférico o "T", ou Trigger ("Gatilho", na tradução literal).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBSkcxZa9uHUj94W65SnZtPwQzgyAugXWC_2SAeyQxlRx0Y7onrkZ4tdYyrkCpV02v9hfBumy6ozWlxfyW-t9rb1JC65mWq1fEjm3-hi1UXKtwFJTgMQXTJ49yqGJFJOj15cXQ8Xqzdlg/s320/8C388E1CD24F3189BCEFEE44E1EDAB.jpg)
A conexão dos dispositivos com o PlayStation 3 se dará por Bluetooth - a mesma atualmente utilizada pelo DUALSHOCK 3. Uma vantagem em relação ao concorrente nintendista é o fato de que o Move não dependerá de pilhas, portanto o mesmo sistema de distribuição de energia dos joysticks do PS3 (baterias de íon-litio, recarregáveis através de um cabo USB que poderá ser conectado ao próprio console).
Mais além, o Subcontroller também contará com bateria própria, o que deve aumentar muito o tempo de utilização a longo prazo do acessório, que será distribuído apenas na cor preta.
O Move usará um acelerômetro e um giroscópio - ambos em em três eixos - além de um sensor magnético de alta precisão para que o console consiga determinar a posição do acessório, o que será determinado pela esfera colorida em seu topo. Isso, segundo a Sony, permitirá ao jogador utilizar todo tipo de movimento - lento, rápido, brusco, longo, curto etc - sem que haja qualquer tipo de problema quanto à sincronização do aparelho ao videogame. Mais uma vez, o Subcontroller será dotado de um sistema independente de localização sensorial.
Dos jogos já confirmados que vão trabalhar em conjunto com o novo acessório, temos: "Motion Fighter", "Move Party", "Sports Champions", "TV Superstars", "The Shoot", "Slider", além de alguns que já estão no mercado, que ganharão uma atualização de software para adquirir compatibilidade com o Move. São eles "LittleBigPlanet", "EyePet" e o recentemente anunciado "SOCOM 4". O novo acessório do PlayStation 3 está previsto para lançamento simultâneo mundial em outubro de 2010.
Plataforma: _PS3_